domingo, 9 de novembro de 2014

Como corrigir os filhos?

Será que bater é o correto? Bater não é educar!


Muitas vezes notamos que a forma como procedemos, não obtemos o retorno que esperamos.Todas as nossas atitudes são como satisfação que a nossa mente necessita e almeja atingir. Por diversas vezes não valorizamos ou nem percebemos quando as crianças se comportam bem, porém reprimimos comportamentos errados. 


Acredito que ninguém deve interferir na educação que damos aos nossos filhos, mas acredito que alguns conceitos podem ser revistos por parte dos pais. pois muitos pais acham que bater é criar respeito. É importante sempre ficar atento aos motivos que as levam ao mal comportamento antes de simplesmente puni-los.


As vezes as crianças fazem algumas malcriações ou birras que normalmente não são compreendidos pelos pais, pois na verdade essas reações são consequências das necessidades não atendidas como sono, dor, cansaço, fome, sede, angústia e outros. Porém esse mal comportamentos são vistos como inaceitáveis para outros que por sua vez já mostram a sua intolerância a esse tipo de comportamento.


As nossas atitudes representam os nossos pensamentos e esse por sinal representam as crenças e os valores. Educar não é uma tarefa tão fácil, precisa de tempo, amor, afeto, cumplicidade, entre outros.
Precisamos antes de mais nada mudar o nosso pensamento, aquilo que acreditamos e valorizamos, é importante que os pais sejam flexíveis dando aos filhos a chance de talvez errar, para que no futuro não se tornem adultos ansiosos,  e inseguros, mas ao contrário disso serão adultos determinados e seguros.


É  fundamental que você dialogue com os seus filhos, dando oportunidades para que converse sobre qualquer assunto seja ele qual for. Você precisa mostrar que você confia em seu filho (a) para que se mantenha uma relação de liberdade total, respeito, confiança e harmonia.


Optar por essa forma de relacionamento é um pouco desconfortável no início, porém toda mudança é desconfortável, pois nos tira da zona de conforto e dá trabalho.
Ao invés de pensar que as crianças sempre estão fazendo, o que você não permitiu, porque querem te enfrentar ou por abuso, pense que talvez não entendeu, repita o porque não pode fazer, quais consequências podem geram caso fizer. 


Tente sempre resolver todos os conflitos conversando, evite deixar que assuntos fiquem pendentes, o que tiver que resolver resolva de uma vez. Essa nova geração principalmente os adolescentes são práticos o que você tentar esconder não adianta, eles vão atrás, e quem perde com isso são os pais, pois não sabem lidar com a situação quando na verdade era só sentar e dialogar. Perdendo a oportunidade de criar cada vez mais vínculos com os seus filhos, ao contrário afastam ainda mais. Não deixe que se crie constrangimento nos seus relacionamentos com os seus filhos.
Evite gritar, as crianças ficam irritadas e os adolescentes odeiam que gritem com eles, outra dica importante nunca chame a atenção deles em público pois além de constranger isso pode trazer sérios riscos ao desenvolvimentos da criança ou adolescentes. 

Espero ter ajudado muitas pessoas com esse post e volto para termina-lo em breve beijos!



Um comentário:

  1. Verdade. Bater nao adianta, as vezes com uma conversa os pais podem resolver sem agressoes mas acabam por fazer o errado. . Bjs.
    www.gleicekellymont.blogspot.com

    ResponderExcluir