segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O que é Psicopedagogia?

O que é a psicopedagogia?
A psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como as pessoas aprendem como elas organizam esse conhecimento aprendido, ou seja, como se dá o processo de aprendizagem. Ela se dispõe a identificar dificuldades que possam vir a surgir que poderá travar essa aprendizagem; atua de forma preventiva, terapêutica e ainda cria estratégias e métodos que facilitam esse aprendizado. Presta atendimento preventivo não só no ambiente escolar, mas se estende a escola e a família.
No que diz respeito ao tratamento a psicopedagogia deve observar, analisar, planejar e agir dentro das sessões de diagnóstico e tratamento.
Quem são os psicopedagogos? Onde eles atuam?
São profissionais pós-graduados em psicopedagogia que são formados e capacitados para atender crianças, adolescentes e adultos com problemas relacionados à aprendizagem, atuando preventivamente, diagnosticando e intervindo com o tratamento.
Atualmente a psicopedagogia se dividi em clínica e institucional, com isso poderá trabalhar em escolas, empresas e clínicas.
Como é feito o atendimento clínico?
Na clínica o psicopedagogo irá atuar com a responsabilidade de investigar as causas dos problemas de aprendizagem, usando ferramentas e instrumentos apropriados da sua profissão para está diagnosticando. Realizando entrevista  inicial, conversando com os responsáveis, esclarecendo como fará a sua intervenção, tempo previsto para os atendimentos, valor da consulta entre outras coisas.
Diagnóstico e tratamento
O psicopedagogo poderá identificar problemas de aprendizagem ou confirmar que não há nenhum problema. Caso identifique algo haja algum problema esse profissional irá indicar um tratamento e se houver necessidade ele ainda poderá encaminhar para outros profissionais como fonoaudióloga, psicóloga, neurologista, psicomotricista e outros. Esse tratamento é feito com esse próprio psicopedagogo que diagnosticou e são feitas de 8 a 10 sessões até o diagnóstico.

Ao longo do tratamento são feitas varias atividades para se observar a aprendizagem e a causa do bloqueio. O profissional irá dispor de jogos, brincadeiras, contação de histórias, desenhos, testes e ainda irá solicitar o material escolar para que observe a evolução da criança ou adolescente. Esse trabalho se constitui de uma parceria entre família, escola e o psicopedagogo, pois são pessoas que estão diretamente ligadas a esse aluno e é fundamental extrair informações desse vinculo para ajudar no tratamento.

6 comentários:

  1. Oi Ester. Parabéns pelo blog. Vou visitar sempre. Também sou Psicopedagoga. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal, podemos trocar conhecimentos.
      Muito bom te ter por aqui, beijos!

      Excluir
  2. Quero fazer piscologia, acho muito interresante, ainda mas eu que já passei por alguns problemas

    ResponderExcluir
  3. Larissa que bom, eu absolutamente amo a psicologia!
    Isso vai te ajudar a sanar dúvidas do passado, beijos querida!

    ResponderExcluir
  4. As histórias contadas na secção, tem que papel?

    ResponderExcluir
  5. As histórias contadas na secção, tem que papel?

    ResponderExcluir