sábado, 1 de novembro de 2014

O que fazer quando temos em sala crianças agressivas? Fase das mordidas e arranhões, o que fazer?


É muito comum que na educação infantil e principalmente na fase do maternal aconteçam as mordidas e arranhões, isso se explica pelo fato das crianças estarem na fase oral. Toda criança tem seu primeiro contato com o mundo depois de sair da barriga da mãe através da boca pelo seio materno. Essa sucção proporciona aos bebês prazer, além de matar a sua fome. Depois que eles descobre que levar algo a boca lhe dá prazer, eles vão aos poucos testando outras coisas mesmo inconscientemente por exemplo as mãos, os pés e até objetos.

A medida que a criança morde na realidade ela está buscando um meio lhe proporcionar prazer, pois nesse período a libido está focada na boca.

Aos poucos com contato direto os bebês vão tomando noção de mole e duro, doce, azedo ou salgado, a reação do outro que é mordido, após perceber que aquele mesmo ato repetidamente lhe deu prazer ele começa a repetir.

Geralmente as mordidas acontecem por medo, insegurança, ciumes, disputa por objetos, ansiedade e etc.
É bem chato quando isso acontece, pois a professora coitada nunca sabe como dizer aos pais da criança mordida e depois ainda ter que falar com os pais da criança que mordeu. Os pais da criança que mordeu ficam sem saber o que dizer, constrangidos, e sem ter muitos o que fazer, afinal são bebês e por fim os pais da criança mordida ficam revoltados, culpam os pais da outra criança, a escola, a professora e a criança que nem sabe exatamente o porque fez.

Como evitar que esse tipo de situação aconteça?

A escola pode optar em elaborar projetos onde possam estabelecer os limites, por exemplo, um projeto de historinha de fantoches que fale sobre isso, que é feio, nessa idade toda criança quer ser bonita.Falar da importância de respeitar o amigo, se machucar o amigo ele vai sentir dor e vai chorar, vai ficar triste.

Com o tempo a criança vai descobrindo outras formas de lhe proporcionar prazer e essa fase vai até os 3 anos de idade mais ou menos, porém passando muito dessa idade se a criança continuar é preciso observar quais os motivos pelo qual continua com as mesmas atitudes.
Vale ressaltar que os pais devem ser os primeiros a darem exemplos aos seus filhos, pois a família é o primeiro grupo social na qual a criança tem contato e aprende muita coisa, pois ela passa a maior parte do seu tempo com os pais/avós/outros.

É fundamental que os pais não demonstre nenhum tipo de sentimento negativo e evitar sempre ter atitudes agressivas perto da criança, pois sua personalidade está em formação.




5 comentários:

  1. Nossa, que postagem ótima, principalmente porque tenho duas filhas pequenas.
    Aos poucos vou aprendendo como é essa vida de mamãe e suas postagens até agora estão me ajudando muito!

    Beijos http://BlogSemDrama.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom Jéssica, espero ajudar sempre :)
    obrigado pela visita
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Você escreve muito bem e tenho certeza de que seu post poderia ajudar todas as mães e todos os pais com esse tipo de "problema " em casa

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Ana
    agradeço a visita :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Super show o texto , seria bom se todo mundo desse uma conferida !
    http://mordidasdaba.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir