quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Responsabilidade vem de berço!

Como criar filhos responsáveis?

Pra começar ser o exemplo é a melhor forma de ensinar, já ouviram falar no velho ditado atitudes valem mais do que palavras? então por favor não sejam do tipo faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço! se você agia assim por favor pare imediatamente!

Dar responsabilidades desde cedo, é essencial. Por volta de 2 anos a criança já tem compreensão para aprender a cuidar do que é dela.


Ninguém nasce responsável ou irresponsável, aprendemos inconscientemente com atitudes, por exemplo as crianças adoram espalhar brinquedos enquanto brincam não vejo nenhum mal nisso, pelo ao contrário é muito bom, mas e depois que ela não quer mais brincar quem é que cata os brinquedos espalhados? não importa a idade da criança é essencial que você já avise a ela quando for brincar que logo depois de brincar é ela quem vai catar todos os brinquedos e guardar no local correto.


O que devo fazer para que meu filho (a) seja responsável?

  • Delegar tarefas, mesmos aquelas bem básicas como por exemplo após beber água lavar o seu copo, quando acordar forrar a sua cama, lavar as suas peças íntimas, arrumar o quarto entre outras coisas e isso independentemente do sexo da criança, pois muitos pais acham que só as meninas podem realizar tarefas de casa, isso é ultrapassado, me desculpem! #visãomaxista!

  • É importante deixar que elas tomem algumas decisões, como: escolher a roupa ou o sapato quer usar, probleminhas com amiguinhos na escola, escolher um presente e por ai vai... afinal nem sempre você estará ao lado dela para decidir por ela e bom que isso comece desde cedo para que essa criança ganhe mais confiança em si mesma.

  • Elogiar quando elas tomarem atitudes responsáveis e repreende las quando tiverem atitudes reprovadas, isso dará a ela consciência de suas ações e do que é certo ou errado.

  • Procurar distribuir as tarefas conforme a idade for aumentando, quando criança uma ou duas tarefas fáceis, quando adolescentes mais algumas com um grau maior de dificuldade, se tem uma coisa que é inadmissível é quando os pais tratam os filhos já crescidos como bebês, pelo amor de Deus, se você faz isso pare! Os filhos não gostam, o mundo não é pai e mãe orisso não vai trata-los assim então prepare seus filhos pra viver no mundo e não dentro de seus próprios mundos. Mãe tem muito disso: meu filho (a) vai ser sempre o meu bebê! Tudo bem eu entendo um pouco de mimo não faz mal a ninguém, mas eu disse um pouco! Não estrague tudo, não ponha tudo a perder!
Então é isso, procurar sempre mostrar atitudes responsáveis  e isso vale pra todas as coisas como chegar atrasado na escola todos os dias ou quase todos os dias, isso se refletirá quando essa criança for um adulto provavelmente terá problemas com horários no trabalho. Ensinar a criança a ser organizada é bom pra ela e pra você também, agiliza a sua vida e você ganha mais tempo. 
Ensine o correto sempre com atitudes!!

Obrigado, se você gostou da postagem deixe seu comentário abaixo, e esse assunto ainda não acabou vou voltar a falar mais  desse assunto, incluindo as crianças com problemas de aprendizagem ou deficiências também devem ter suas tarefas.
Beijos!!



10 comentários:

  1. Com certeza! Apoio em tudo que disse.
    Tenho um menino de 5 anos e seu blog é fantástico hahahaha
    Estou aprendendo muito aqui ♥

    http://babimarchi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbara seja muito bem vinda aqui sempre,
      obrigado, beijos!

      Excluir
  2. Sou mãe e super achei interessante o post :)

    Beijos

    www.todaonca.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oieee Ester, estou dando uma passadinha para agradecer sua visita no meu blog - http://praticavida.blogspot.com.br/. Acredito que todos os pais e futuros pais deveriam ler essa matéria. Parabéns, viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michele eu procuro sempre visitar outros blogs pra ficar por dentro de outros assuntos também :)
      Obrigado, beijos!

      Excluir
  4. Nossa, que interessante o que vc disse! Apesar que não tenho filhos, mas vejo minhas primas gravidas, e o modo que elas criam seus filhos..
    Bjoss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita Letícia, eu procuro postar sempre com intenção de ajudar as mães, professoras, avós e até tias. Porque muitas vezes as crianças não são criadas por seus pais.
      beijos!

      Excluir
  5. Criação hoje em dia é tudo, já se diz que vem de berço, como se cria os filhos determina quem vão ser no futuro, e ainda mais nesse mundo de hoje, ainda não tenho filhos, mais tenho muita preocupação de como vão ser criados, e cmo o mundo vai estar até lá!
    adelicada@blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Lídia,
    devemos estar atentas sempre, as crianças nos dão muitas pistas, cada ação ela mostram uma reação :)
    obrigado pela visita, beijos!

    ResponderExcluir